instagram

9 de abril de 2010

Novidades da reumatologia em debate


700 delegados reunidos em congresso a partir de hoje no Funchal
Novidades da reumatologia em debate 
O XV Congresso Português de Reumatologia, iniciativa da Sociedade Portuguesa de Reumatologia com a colaboração do Serviço de Reumatologia do Hospital Central do Funchal, tem início hoje com a sessão de abertura a ser presidida pelo líder do Executivo Regional, Alberto João Jardim.
No encontro magno de três dias, estarão presentes cerca de 700 profissionais de saúde na área da reumatologia e outras especialidades que se cruzam com este ramo da medicina.
Em foco estarão em discussão as mais recentes novidades na área e serão analisadas formas de diminuir o impacto negativo que este tipo de patologias acarreta.
Estima-se que, em Portugal, as doenças reumáticas têm uma prevalência de 20 a 30 por cento, constituem a primeira causa de incapacidade temporária, sendo ainda responsáveis por 30 por cento dos casos de mobilidade reduzida e por 46 por cento dos dias de absentismo laboral.
Amanhã, será apresentado um estudo europeu que revela que num universo de 27 países, Portugal encontra-se entre os cinco piores, no que diz respeito ao número de reumatologistas existentes e o acesso às terapêuticas é reduzido.
No âmbito do XV Congresso Português de Reumatologia que decorre a partir de hoje no Funchal, a Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) e a Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) realizam amanhã uma mesa redonda dedicada ao tema “Associações de Doentes”.




Sem comentários: