instagram

28 de novembro de 2009

Nossas Esperanças de Dias Melhores "Medicamentos Biológicos" Modificadores de Respostas Biológicos

Medicação Biológica muda o curso da doença ao impedir a ação da substãncia que provoca a inflamação.

O que é medicamento Biológico
Feito a partir de uma proteína ou ácido nucléico, os biofármacos – como são também conhecidos – se originam de processos de fermentação ou de bioengenharia, enquanto que os convencionais são obtidos por sínteses químicas.

Diferentemente dos remédios convencionais, os biológicos são impossíveis de serem copiados, ou seja, não existe genérico dos biológicos, apenas biosimilares.

Atualmente, os biológicos que estão no mercado são para tratamento de doenças e distúrbios como câncer de mama, hemofilia, hepatite, derrame cerebral, insuficiência cardíaca, mal de Alzheimer, artrite reumatóide, psoríase, tumores cerebrais, lepra,leucemia, entre outros.
Medicamentos Biológicos usados no tratamento da Artrite Reumatóide

São medicamentos antagonistas do Fator de Necrose Tumoral

O fator de necrose tumoral (FNT ou TNG em inglês), é uma importante substância que está envolvida em diversos aspectos no mecanismo pela qual a artrite reumatóide se manifesta e provoca dano nas articulações.Existem atualmente três diferentes agentes do Fator de Necrose Tumoral.


Humira - adalimumabe
Enbrel - etanacerpte
Remicade -

· HUMIRA® (adalimumabe)
Laboratório: Abbott

Caixa contendo
2 Soluções injetaveis em seringas.


Está disponível em forma de solução injetável em frascos, em seringas pré-cheias ou em canetas pré-cheias; todas as
apresentações contêm 40 mg de adalimumab.

É um anticorpo puramente humano.

;As doses podem ser aplicadas em casa ou em outro local pelo próprio paciente, de forma injetável por via subcutãnea (SC, abaixo da pele, de duas em duas semanas (15 e 15 dias).

Pode ser usado isoladamente, ou em conjunto com metrothexate, obtendo-se nesse ultimo caso maiores percentuais de resposta ao tratamento.

HUMIRA® reduz, comprovadamente, a velocidade de progressão do dano articular, conforme verificado nos exames radiológicos, e melhora o desempenho físico quando administrado em combinação com metotrexato


Etanercepte

Laboratório: Wyeth

Comercializado em caixas contendo 4 estojos c/ material de aplicação nas doses de:
25 mg 
50 mg

ENBREL é um tipo de proteína chamada de fator de necrose tumoral (TNF) bloqueador que bloqueia a ação de uma substância o seu sistema imunitário do corpo faz chamado TNF.
É também aplicado de forma injetável por via subcutânea (SC, debaixo da pele) duas vezes por semana ( ou dose dobrada uma vez por semana), e assim como o humira, também pode ser aplicado pelo próprio paciente em casa ou em outro local.
Pode ser administrado sozinho ou o tratamento combinado apresentam maiores percentuais de resposta ao tratamento.

ENBREL é indicado para reduzir os sinais e sintomas, mantendo lesões articulares desde a piorar, e melhorar a capacidade física em pacientes com artrite reumatóide moderada a grave.
ENBREL pode ser administrado com metrotrexato ou usado sozinho.

Os efeitos colaterais mais comuns são: dor de cabeça, infecção no aparelho respiratório superior e discretas reações no lugar da injeção, como coceira e vermelhidão. Se você desenvolver alguma dessas reações, entre em contato com seu médico.

Obs: Pode haver um pequeno risco de dano na medula óssea e complicações neurológicas.



Remicade



Laboratório: Schering-Pough
Comercializado em Frasco Ampola Contendo 10mg/1ml

É um anticorpo quimérico (parte humano- parte camundongo). As doses podem ser aplicadas de forma injetável por via intravenosa (IV- dentro da veia), em média a cada 8 semanas ( 2 meses), sendo necessário um ambiente capacitado ou uma clínica (centro de infusão). É necessário o uso combinado de metrothexate, pois este pode prevenir o aparecimento de anticorpos contra o remicade e a decorrente perda da ação do medicamento
Efeitos colaterais mais comuns são: infecções no trato respiratório superior, dores de cabeça, as sinusites e tosses. Se você desenvolver sintomas de infecção quando estiver usando remicade, chame o médico para que possa receber avaliação e tratamentos apropriados.



Outros Biológicos indicados para tratamento da artrite reumatóide

· Orencia - Abatacepte


· Rituximabe – MabThera



Orencia (abatacepte),
Laboratório  da Bristol-Myers Squibb


O medicamento é uma proteína de fusão que modula a co-estimulação das células T, um tipo de glóbulo branco existente em nosso organismo que exerce um importante papel na inflamação e no dano articular que ocorrem na artrite reumatóide.
Pode ser utilizado em pacientes com artrite reumatóide que não melhoram com o uso das MMCDS tradicionais, bem como pacientes que não responderam ao tratamento com medicamento antagonista do TNF.
È administrado por via injetável (dentro da veia) de 28 em 28 dias.

Seu principal diferencial está na forma de ação, que pode significar uma melhor combinação de eficácia e segurança que outros medicamentos disponíveis.
Está indicado para o tratamento de pacientes com artrite reumatóide moderada a grave, tanto como primeira opção entre os medicamentos biológicos como para casos onde o paciente não respondeu adequadamente ao tratamento com alguns outros biológicos já utilizados, conhecidos como "anti-TNFs".

MabThera
Rituximabe
;Laboratório:
Roche

Indicado anteriormente para o tratamento de um tipo de câncer conhecido como linfoma não-hodkin, foi recentemente aprovado em nosso país para o tratamento de pacientes com artrite reumatóide, que não apresentam resposta a um ou mais medicamentos inibidores do TNF
Frasco Ampola 100mg


O MabThera tem uma sólida tradição no tratamento de uma forma de câncer linfático chamado linfoma não-Hodgkin (NHL em inglês), e o perfil de segurança do MabThera foi estabelecido agora, após mais de 960.000 exposições durante os últimos nove anos, em pacientes com doenças oncológicas e auto-imunes.
As aplicações são feitas de forma injetável por via intravenosa (IV dentro da veia), nos dias 1 e 15 do tratamento, e exigem um ambiente especializado para tal (hospital, clínica de infusão). A repetição do medicamento não é agendada de antemão, mas sim baseada na evolução da doença e duração da resposta ao tratamento anterior, com um tempo entre um tratamento e outro podendo variar em média, de 6 à 12 meses.
EULAR (Liga Européia Contra o Reumatismo) demonstram que a eficácia do MabThera (rituximab) no alívio de pacientes com sintomas aflitivos de artrite reumatóide (AR), é sustentada ou melhorada com a continuação subseqüente do tratamento, assim como o número de pacientes que experimentam a remissão da doença(1). E muito importante, o perfil de segurança do MabThera permaneceu inalterado em pacientes que receberam até sete vezes o tratamento em intervalos de 6-12 meses.

· Todos os biológicos apresentam eficácia comprovada no tratamento da artrite reumatóide.É necessária a realização de exames para detecção de tuberculose (consulta médica, Raio X de Tórax e PPD) antes do início do tratamento, devido ao risco de reativãção ou agravamento desta doença pelo uso destes medicamentos.

· O uso de biológicos podem aumentar o risco de infecções, entre outras reações adversas.




Medicamentos Sintomáticos


Antiinflamatórios Não Hormônais

Analgésicos

Glicocorticóides

Antiinflamatórios Não Hormonais


São indicados para diminuir a dor e a inflamação causadas pela artrite reumatóide, dificilmente seu tratamento sera realizado apenas com esse tipo de remédio, pois não promovem a redução de crises da doença, nem evitam sua evolução.


Outro problema é que seu uso contínuo pode provocar problemas estomacais, como gastrite e úlcera.



Glicocorticóides


Os Glicocorticóides (cortisona, prednisona) podem ajudar a amenizar os sintomas na AR. Esses medicamentos estão relacionados com o cortisol, que é um hormônio que existe naturalmente no organismo e controla muitas funções importantes do corpo como pressão do sangue e pulsação. Não podemos viver sem o cortisol.

Se voce tomar altas doses de glicocorticóides alguns meses, os efetios colaterais irão começar a ocorrer.


Efeitos Colaterais:

Aparecimento de hematoma.
Osteoporose (fragilidade dos ossos)
Catarata
Glaucoma.
Ganho de Peso, rosto redondo.
Sensibilidade às infecções.
Pressão Alta
Problemas Psiquiátricos
Benefícios:

O objetivo do udo do corticoide é achar a menor dose efetiva, o que irá reduzir o aparecimento dos efeitos colaterais o máximo possive.

Entretanto, não se pode contar com os glicocorticóides como principal forma de tratamento para a maioria das pessoas com AR em todo curso da doença;

Se você usar corticoie regularmente, converse com o médico sobre cálcio e vitaminas, tal como outros medicamentos e hormônios.

Tomar glicocorticóides por um período prolongado pode fazer com que o corpo reduza ou perca a habilidade ede produzir glicocorticóides.

É perigoso parar repentinamente ou reduzir significadamente a dose de glicocorticóides que você esta tomando, pois o seu corpo pode não estar preparado para começar a produzir o cortisol com a rapidez suficiente.



Glicocorticóides são às vezes injetados em uma ou mais articulações.

As chamadas infiltrações

Esses tratamento podem reduzir a inflamação nas articulações que estão inchadas e doloridas, ou que estejam frequentemente tendo sintomas.

A injeção direta na articulação, através de seu efeito local, aumenta temporariamente seu funcionamento e evita a maioria dos efeitos colaterais indesejados que são vistos com comprimidos de glicocorticóides diários.


As injeções podem desencadear um efeito sistêmico temporário.

Esssas injeções podem gerar efeitos perigosos nas articulações e administradas mais do que algumas vezes ao ano.

Sem comentários: