instagram

5 de novembro de 2015

Doenças comuns que podem ser confundidas com outras

Doenças muito diferentes podem ter sintomas iguais e o diagnóstico errado pode ser bastante prejudicial.

DR
Como reporta a revista Prevention, os diagnósticos erróneos afetam 12 milhões de pessoas (uma em cada 20). Eis como evitar cinco dos diagnósticos errados mais comuns.
PUB
Se lhe disseram que sofre de ataques de pânico… verifique embolia pulmonar.
A embolia pulmonar é um coágulo sanguíneo que se forma fora dos pulmões, mas move-se pela corrente sanguínea e dentro do pulmão. O coágulo impede a circulação e pode causar dificuldades respiratórias. Alan Brau, pneumologista diz que os sintomas de embolia pulmonar podem incluir ansiedade, devido ao corpo sentir o coágulo. Como resultado, a frequência respiratória e cardíaca podem aumentar, imitando os sintomas de um ataque de ansiedade (por exemplo, falta de ar, dor no peito). Um estudo realizado em três hospitais espanhóis demonstrou que 33,5% dos pacientes com embolia pulmonar foram mandados para casa ou admitidos com um diagnóstico incorreto.
Se lhe foi diagnosticada fibromialgia… verifique doença de Lyme.
Esta doença bacteriana, Lyme, é muitas vezes mal diagnosticada. Os seus sintomas incluem dores de cabeça, nas articulações, confusão mental, convulsões e dor de pescoço. Comparativamente, os sintomas da fibromialgia incluem enxaquecas, dores musculares, fadiga e sensibilidade facial, descreve o especialista Steven Bock. Bock estima que o número de casos de Lyme diagnosticados como fibromialgia está entre os 30% e os 40%.
Se lhe foi diagnosticado períodos irregulares ou pré-menopausa… verifique síndrome do ovário poliquístico.
As mulheres com o ciclo menstrual irregular podem estar com níveis de stress elevados ou com pré-menopausa, mas se estes sintomas forem acompanhados pelo crescimento de pelos indesejados e ganho de peso pode ter síndrome do ovário poliquístico. Este transtorno afeta 8% das mulheres em idade reprodutiva e é responsável por cerca de 70% dos problemas de infertilidade. Muitas vezes também esta síndrome também imita a pré-diabetes, uma vez que o aumento de peso leva à resistência à insulina.
Se lhe foi diagnosticado enxaquecas… esteja atento ao coração.
As enxaquecas combinadas com flashes ou manchas visuais podem ser ‘difíceis de distinguir de um ataque cardíaco’, diz o médico James Greenwald. “Ambos são provocados por uma interrupção na circulação normal para o cérebro”.
Se lhe foi diagnosticada doença celíaca ou cistite… Verifique cancro nos ovários.
O cancro nos ovários passa muitas vezes sem ser diagnosticado devido aos seus sintomas vagos, diz Susan Segreti, enfermeira oncológica. Os sintomas incluem inchaço e dor abdominal (semelhante à doença celíaca) e/ou urgência de urinar (semelhante à cistite), explica Segreti.

Sem comentários: