instagram

5 de novembro de 2015

Está nas nossas mãos agir” é o mote para assinalar, no dia 12 de outubro, o Dia Mundial das Doenças Reumáticas.

“Está nas nossas mãos agir” foi o tema escolhido pela Liga Europeia Contra o Reumatismo (EULAR - European League Against Rheumatism), para assinalar o Dia Mundial das Doenças Reumáticas 2015, que se celebra hoje, dia 12 de outubro.
O Dia Mundial das Doenças Reumáticas é celebrado desde 1996, tendo sido inicialmente promovido pela Artrite e Reumatismo Internacional (ARI - Arthritis and Rheumatism International), uma associação de organizações nacionais cujos membros são pessoas cujas vidas são afetadas pela artrite e com atividades essencialmente voluntárias.
Os objetivos desta data comemorativa são promover a sensibilização relativamente à artrite, em todas as suas formas, junto da comunidade médica, das pessoas com artrite e do público em geral, e as medidas que podem ser tomadas para facilitar a vivência com a doença. Pretende-se ainda assegurar que todas as pessoas com artrite, bem como os profissionais de saúde, conhecem a vasta rede de apoio que têm à sua disposição.
De acordo com a Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide (Andar), em Portugal, existem cerca de 40 mil doentes diagnosticados com artrite reumatoide, uma doença silenciosa que atinge principalmente as mulheres.
Trata-se de uma doença inflamatória crónica que pode limitar os gestos diários destes doentes, como abrir uma porta, agarrar uma caneta ou calçar uns sapatos.
Muitas pessoas com doenças reumáticas ficam impossibilitadas de trabalhar devido às dificuldades de acesso a tratamentos adequados e a serviços que poderiam apoiá-las.
Os doentes com um diagnóstico correto, precoce e com um tratamento adequado às suas necessidades apresentam uma melhoria significativa, em termos de qualidade de vida e de capacidades para trabalhar, assim como um alívio dos sintomas e uma menor progressão da lesão nas suas articulações.

Sem comentários: