instagram

5 de junho de 2010

Saúde: Os joanetes e os pés



  

O hallux valgus, popularmente conhecido como joanete, é o desvio para fora do dedo grande do pé (cuja denominação em latim é hallux), deixando uma proeminência na sua zona interna. 
image
A deformidade é mais comum nas mulheres e exige tratamento muita das vezes.
Há duas classes de causas para o seu aparecimento: as intrínsecas (ligadas à pessoa) e as extrínsecas (ligadas ao meio). Nas intrínsecas, destacam-se os factores genéticos (história familiar), doenças sistémicas (artrite reumatóide e outras doenças reumáticas), anatomia óssea do pé e a debilidade dos ligamentos e dos músculos do pé. Nas extrínsecas, destaca-se principalmente o uso regular de calçado inadequado, nomeadamente sapatos bicudos (que apertam os dedos uns contra os outros) e sapatos de salto alto (por vezes, exageradamente altos) que levam ao deslocamento do apoio do peso do corpo para a zona da frente do pé, piorando a compressão dos dedos.
O joanete, na maioria dos casos, costuma desenvolver-se de forma lenta e progressiva, ao longo dos anos. Numa primeira fase, quando o desvio ainda não é muito pronunciado, o principal sintoma é uma dor inconstante na zona do metatarso (a parte média do pé).
É uma dor não muito intensa que aparece, sobretudo, após se permanecer de pé durante um longo período de tempo ou após uma caminhada, particularmente quando se utilizam sapatos de biqueira estreita e saltos altos, diminuindo de intensidade com o repouso. Numa fase mais avançada, quando a deformação é mais pronunciada, a dor costuma ser intensa, sem ceder com o repouso.
O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo do grau de deformidade e do desconforto da pessoa. No conservador, medidas como o uso de sapatos confortáveis, separadores interdigitais de suportes plantares (palmilhas) podem ser úteis para aliviar os sintomas.
O tratamento cirúrgico depende dos sintomas existentes, da idade, da gravidade da deformidade, da presença ou não de desgaste das articulações envolvidas, etc.
Embora tenha excelentes resultados, a operação não é infalível, já que o problema pode voltar a surgir perante condições favoráveis. Ou seja, caso o pé seja submetido a compressões inadequadas consequentes da regular utilização de um calçado inadequado.
A prevenção é sempre o melhor remédio. Cuide dos seus pés.


Sem comentários: