instagram

5 de junho de 2010

Nova forma de tratamento da artrite reumatóide Estudo do IMM realizado em modelo animal



2010-05-11

Partilhar

Articulação (vista ao microscópio) do tornoselo <br> e da base dos pés de animais com artrite
Articulação (vista ao microscópio) do tornoselo
e da base dos pés de animais com artrite
Uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM) publicou na prestigiada revistaPLosOne um estudo onde descrevem um tratamento eficaz na prevenção da artrite crónica em ratinhos. Os autores mostraram que o tratamento com o anticorpo específico (o anti-CD4: Medicamento biológico que bloqueia a molécula CD4 na superfície dos glóbulos brancos) não só previne o aparecimento de artrite em roedores saudáveis, como impede a progressão da doença nos ratos já doentes. Os resultados são relevantes porque o efeito protector tem longa duração e o modelo animal usado tem muitas semelhanças com a artrite reumatóide humana.

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune crónica caracterizada pela inflamação/destruição das articulações que provoca incapacidade progressiva do doente e está associada a mortalidade prematura. Uma combinação de causas genéticas e ambientais contribuem para o aparecimento da doença, que, a nível biológico, se caracteriza por uma resposta imunitária complexa envolvendo uma série células diferentes incluindo vários tipos de linfócitos (glóbulos brancos).

No estudo ontem publicado, os investigadores basearam-se num modelo de ratinho usado para estudar este problema nas articulações, que trataram com o anticorpo cuja actividade terapêutica queriam testar, num processo genericamente denominado por imunoterapia.

Luís Graça
Médico e investigador, sendo actualmente o director da Unidade de Imunologia Celular do IMM e professor de Imunologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O investigador doutorou-se me Imunologia, em 1995, pela Universidade de Oxford, Reino Unido, tendo realizado pós-doutoramento em Oxford e Perth, Austrália.
A pesquisa de inflamações e a quantificação de moléculas características de processos inflamatórios – ambas indicadoras de artrite reumatóide – em ratinhos tratados e de controlo, permitiram-lhes perceber de que forma a imunoterapia testada influencia o aparecimento ou desenvolvimento da doença.

Os resultados da investigação mostraram que a administração do anticorpo anti-CD4 alterava o equilíbrio entre dois tipos de células do sistema imunitário, favorecendo a imunotolerância (estado normal do organismo em que este não causa danos às componentes do corpo, como as articulações, mas permanece competente para combater infecções), dificultando o desenvolvimento de doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide.

O estudo mostrou ainda que este efeito não compromete, por seu lado, a capacidade do sistema imunitário do ratinho reagir, simultaneamente, contra agentes inflamatórios/ infecciosos externos (imunocompetência). “Esta não é a primeira vez que se usam anticorpos deste tipo como terapia para doenças auto-imunes, mas os resultados têm sido modestos. Daí a relevância de mostrar que esta terapia pode ser eficaz na prevenção de um modelo animal de artrite reumatóide”, afirma Luís Graça, investigador do IMM que liderou o estudo.

Sem comentários: