instagram

5 de junho de 2010




TEva testa versão do Rituxan® da Roche em ensaio de biossimilares



A Teva Pharmaceutical está a testar uma cópia do segundo fármaco mais vendido pela Roche Holding, o Rituxan®, e pode vir a ser a primeira versão genérica de um anticorpo monoclonal, um medicamento que é usado para tratar doenças que vão desde a artrite ao cancro, avança a agência Bloomberg.

A Teva começou, este mês, a recrutar pacientes com artrite reumatóide para um ensaio clínico, que vai comparar a sua cópia biossimilar, o TL011, com o medicamento da Roche, vendido fora dos EUA como MabThera®, de acordo com o US National Institutes of Health.

“A Teva confirma que estamos em testes clínicos", disse Yossi Koren, um porta-voz da empresa, acrescentando que o ensaio mostra que a Teva está a progredir de acordo com o plano e “posiciona-nos bem na corrida dos biossimilares.”

A lei de reforma dos cuidados de saúde, assinada pelo presidente Barack Obama no início deste ano, permite à entidade reguladora do medicamento norte-americana (FDA) aprovar cópias de medicamentos biológicos como o Rituxan®, criando um novo mercado e movimentando a concorrência.

As vendas de biossimilares podem chegar aos 10 biliões de dólares nos próximos dez anos, nos EUA, de acordo com Ronny Gal, analista da Sanford C. Bernstein, em Nova Iorque. As cópias de medicamentos podem salvar aos americanos 6,6 biliões de dólares durante dez anos, de acordo com um relatório do Congressional Budget Office.

Na Europa, onde alguns produtos biossimilares já estão no mercado, os medicamentos não são considerados permutáveis com os medicamentos de marca, o que significa que não podem ser automaticamente substituídos.

Sem comentários: