instagram

5 de abril de 2010

5 DE ABRIL DIA NA ARTRITE REUMATOIDE

5 de Abril - Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide



Devido à gravidade que a artrite reumatóide vai assumindo em Portugal, o Ministério da Saúde instituiu o dia 5 de Abril como o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide.

No site da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) pode-se ler o texto que explica os motivos que motivaram esta decisão por parte do Ministério da Saúde:

«Considerando o elevado número de pessoas, cerca de 100 000, que, em Portugal, sofrem de artrite reumatóide, doença que afecta profunda e gravemente todos os que dela padecem, determinando, por vezes, a incapacidade permanente.

Considerando a necessidade de sensibilizar os cidadãos portugueses para os problemas de ordem pessoal, familiar e profissional que, diariamente, afligem quantos sofrem deste reumatismo crónico.

Considerando, ainda, a importância de que se revestem a divulgação e difusão dos conhecimentos e das medidas de tratamento e prevenção no combate àquela doença, instituo o dia 5 de Abril como Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide».



Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide

Esta Associação destina-se a doentes com Artrite Reumatóide, seus familiares, e a todos os que se identifiquem com os objectivos da Associação.

Os seus objectivos fundamentais são: o apoio médico social ao doente com Artrite Reumatóide; a organização de encontros de doentes onde possam expressar as suas dificuldades e dúvidas em relação à sua doença; realização de programas e acções de informação; promoção de Edições sobre a doença; colaboração com outros Serviços, nacionais ou estrangeiros, para troca de informações.

A Associação pretende ainda criar núcleos regionais e promover a constituição de grupos de auto-ajuda através de protocolos a estabelecer com Serviços de Reumatologia e outros.



Hoje dia 5 de Abril é o dia nacional dos doentes com artrite reumatóide. A palavra artrite é oriunda do grego (arthorn = articulação) e significa inflamação das articulações.
A artrite reumatóide (A.R.) é uma doença inflamatória crónica, e ainda hoje não são conhecidas as suas causas. Normalmente manifesta-se nas articulações contudo, pode atingir outros órgãos. Pela sua frequência e relevância médico e social, é a doença reumática com maior importância e que exige maior atenção e cuidados.
Esta doença é 3 ou 4 vezes mais comum nas mulheres do que nos homens. Pode atingir indivíduos de todas as idades é, porém, mais frequente a partir dos 30 anos e até aos 50.
Esta enfermidade está espalhada por todo o mundo, não respeita nem raças nem climas. Sabe-se apenas que não é uma doença hereditária e não é contagiosa. Os principais sintomas consistem em rigidez matinal, a dor e a tumefacção das articulações. Por enquanto em nenhuma parte do mundo se conhece cura para esta doença. Estes doentes devem ter uma dieta equilibrada em proteínas, hidratos de carbono e gorduras, rica em vitaminas e sais minerais. O repouso é muito importante especialmente nas fases agudas, para além de diminuir a fadiga, reduz a inflamação. Embora sendo uma doença que não tem cura, é susceptível de ser bem tratada, e propicia ao doente uma vida produtiva e feliz, desde que este se empenhe vivamente e nunca desista dos tratamentos. Quando tratada de forma tardia pode tornar-se uma doença altamente incapacitante. Existe uma associação de apoio a estes doentes e seus familiares que tem como sigla ANDAR - Associação Nacional dos Doentes Com Artrite Reumatóide.







Sem comentários: