instagram

18 de agosto de 2010

Fibromialgia pode ser tratada através do EMDR

[10-08-2010]
A Fibromialgia tem despertado um grande interesse por profissionais da saúde em suas diferentes especialidades. Mesmo assim, ainda é uma doença pouco conhecida. A doença engloba uma série de manifestações como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da Fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Os sintomas de Fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor. A doença pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional. Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.

A boa notícia é que a terapia feita através de técnicas como o EMDR pode ser eficiente no tratamento da Fibromialgia. Segundo a psicóloga Giovana Tessaro, a nossa cultura ainda dissocia corpo e mente. “Ao senso comum, psicologia está vinculada à terapia de fala. Novas psicoterapias de processamento como o EMDR, Brainspotting e psicoterapias corporais ainda são pouco conhecidas”, comenta Giovana.

EMDR ou Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares é uma técnica que ativa mecanismos de criatividade e de cura do nosso cérebro. Essa técnica foi descoberta por Francine Shapiro no final da década de 80. Inicialmente era utilizada apenas para pacientes que sofriam de stress pós-traumático. Hoje é muito utilizada no tratamento de outras doenças e para otimização do desempenho.

Ao procurar tratamento para Fibromialgia, a Dra. Giovana Tessaro resolveu testar em si mesma o EMDR para solucionar as dores que sentia em virtude da doença. “Quando descobri algumas técnicas que me ajudaram com os sintomas da Fibromialgia, tive vontade de compartilhar a cura com outras pessoas, pois a Fibromialgia traz dores muito limitantes”, comenta Giovana. A psicóloga fez fisioterapia e terapia verbal, mas os resultados eram no máximo momentâneos. O que realmente a ajudou foi o EMDR.

Autora dos livros “Linguagem do Corpo” e “Linguagem do Corpo 2”, Cristina Cairo diz que é preciso ouvir o corpo para se ter uma vida mais saudável. “A doença é apenas uma forma de comunicação de nossos desejos frustrados”, cita Cristina Cairo em “Liguagem do Corpo 2”. A Dra. Giovana Tessaro testou em si mesma o EMDR para aprender que isso poderia também ajudar os seus pacientes.

O que se pode concluir é que a Fibromialgia é um assunto muito ligado ao emocional. “Experiência difíceis, que o cérebro não consegue processar, vão sendo acumuladas em nosso cérebro emocional. Podemos ou não ter consciência delas. Quando essas lembranças ficam no cérebro emocional, ficam quase no seu estado original, como se ainda fossem presentes, assim as emoções e sensações ligadas a elas continuam sendo disparadas, ainda mais quando algo semelhante no meio externo aparece. Dai a causa psicológica da dor. Nosso corpo acaba tendo que dar conta das dificuldades do mundo real e atual e também das experiências que estão vivas, pulsando no cérebro emocional como se fossem atuais e reais, mesmo que não tenhamos consciência delas. Uma das formas do corpo expressar este acúmulo, é através da dor, do cansaço, mas também pode ser através de sentimentos negativos, pensamentos negativos e repetitivos”, conclui a psicóloga Giovana Tessaro.

No trabalho feito por Giovana, alguns pacientes terminam o tratamento quando as dores cessam, afinal, se ver livre da dor é algo libertador. No entanto, a psicóloga Giovana Tessaro recomenda que o tratamento continue até que a pessoa melhore também sua disposição e sono e, além disso, consiga lidar melhor com sintomas depressivos e de ansiedade que comumente acompanham o paciente. “Quanto mais o paciente sente-se no controle da própria vida maiores as chances de ser feliz”, diz a Dra. Giovana.
 
De frente com a FibromialgiaM.S. de 51 anos é paciente da Dra. Giovana Tessaro. M.S. sente dores relacionadas a Fibromialgia a aproximadamente 20 anos. Descobriu o problema a 5 anos. A paciente sentia muitas dores no corpo e fadiga, o que fez com que procurasse diversos profissionais para entender o que se passava. Reumatologistas, Ortopedistas, Fisioterapeutas e Massagistas foram alguns dos profissionais que M.S. procurou. Ha um ano, o genro de M.S. indicou a Dra. Giovana Tessaro.

M.S. encontrou na terapia uma saida para aliviar as dores causadas pela Fibromialgia. Desde então, a paciente conta que as dores diminuiram e consequentemente as doses de remédios para a doença também. “Antes precisava tomar quatro doses de um determinado remédio. Hoje tomo apenas duas doses”, conta M.S. A terapia a ajudou muito e fez com que aprendesse a trabalhar a dor, já que relaciona a Fibromialgia com problemas emocionais.

Para a paciente M.S., se todos os seres humanos pudessem trabalhar o emocional, certamente iriam enxergar os seus problemas de uma forma diferente, já que, para ela, 90% dos problemas estão relacionados ao emocional. Hoje, M.S. faz terapia, Yoga e é vendedora autônoma. Diz que é preciso ocupar a cabeça e não ficar parada. Segundo M.S., a dor está na alma e não no fisico. “É preciso procurar ficar bem consigo mesma e procurar ajuda sempre que necessário”, comenta.
Segundo a Dra. Giovana Tessaro, a paciente M.S. teve uma redução significativa de suas dores e melhoria da qualidade do sono. “Agora vamos começar a trabalhar o cansaço e dar continuidade ao seu desenvolvimento pessoal para que possa atingir suas metas”, conclui a Dra. Giovana.
 
A Dra. Giovana Tessaro indica alguns tratamentos para a Fibromialgia::: Tratamento psicoterápico com EMDR e/ou Brainspotting;
:: Procurar ajuda medicamentosa para aliviar os sintomas e aumentar a qualidade de vida;
:: Procurar alimentar-se bem, neste sentido um nutricionista funcional pode ajudar muito;
:: Procurar realizar exercícios físicos, escolhendo algo que seja mais prazeroso e possa ser facilmente adaptado a rotina;
:: Envolver-se em atividades criativas, novidades e estar perto de boas companhias, afinal, as companhias alimentam nossas emoções e ajudam a atravessar momentos difíceis. Osteopatia, acupuntura, fisioterapia e RPG também podem contribuir.
 
Como identificar os sintomas da Fibromialgia?A dor muscular é uma manifestação muito freqüente na fibromialgia, podendo ser difusa ou acometer preferencialmente algumas regiões, como o pescoço e os ombros e então propagar-se para outras áreas do corpo. O paciente descreve sua sensação de dor das mais diferentes formas: desde um leve incômodo até uma condição incapacitante. Por vezes relata ardência, dor em pontadas, rigidez, câimbras. Essas manifestações variam de acordo com o horário do dia, intensidade dos esforços físicos realizados, condições climáticas, aspectos emocionais e ligados ao padrão do sono. Apesar de a fibromialgia poder apresentar-se de forma extremamente dolorosa e incapacitante, ela não ocasiona comprometimento das articulações e não causa deformidades.
 
Como funciona o EMDR?O cérebro é um orgão com subdivisões, áreas com diferentes características bioquímicas e diverso em sua organização celular. Por exemplo, é dividido entre hemisférios direito e esquerdo: no lado direito predomina o comando das nossas emoções e potencial artístico, no esquerdo, as conexões que regulam nossa capacidade racional e lógica. Outra divisão importante vem de nossa evolução como animais. São diferenças marcadas por três momentos da evolução: répteis, mamíferos, humanos.

Mas quando me procuram, sinto que posso oferecer meu melhor para o paciente acompanhando-o em um caminho árduo, até porque em geral pode haver um aumento das dores e mudanças de vida não associadas a dor podem ocorrer. é importante que o paciente entenda que vem vai dar as vias do tratamento é o próprio cérebro ao longo das sessões.

Sem comentários: