instagram

16 de dezembro de 2009


Artrite reumatóide afecta cerca de 30 mil mulheres em Portugal


Artrite reumatóide afecta cerca de 30 mil mulheres em Portugal. Um estudo agora apresentado por cientistas norte-americanos diz que morar perto de uma estrada pode aumentar o risco de contracção de artrite reumatóide. Segundos os investigadores, os poluentes ambientais, como o fumo dos carros e camiões, são factores potenciadores da doença.

2009-05-12 09:22:59

Conselhos dietéticos para doentes com artrite reumatóide

 Os doentes com artrite reumatóide estão frequentemente emagrecidos e carenciados em ácido fólico, ferro, zinco e outros sais minerais, bem como vitamina B6 e vitamina C. A dieta destes doentes deve ser rica e variada, com uma quantidade suficiente de proteínas, sais minerais e vitaminas, o que na prática se traduz por 140 gramas de carne ou peixe por dia e abundante ingestão de vegetais e frutos. Os doentes com artrite reumatóide a tomar corticosteróides devem evitar o uso de sal, ingerir alimentos ricos em potássio (verduras, laranjas, bananas), não ingerir demasiados hidratos de carbono e comer alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, iogurtes).




Pacientes com artrite reumatóide querem dias sem dor no Natal


Seg, 14 Dez, 06h15


Resultados de uma pesquisa conduzida pela UCB avaliando os estilos de vidas de mulheres com artrite reumatóide em sete grandes países industrializado


Um terço das mulheres acometidas pela artrite reumatóide diz que sua doença impacta seu desfrute da temporada de festa
Mulheres acometidas pela artrite reumatóide consideram as tarefas de comprar presentes, preparar a comida da data comemorativa, escrever cartões e embrulhar presentes mais difíceis para fazer

Aproximadamente dois terços das mulheres acometidas pela artrite reumatóide vivenciam a dor diariamente

BRUXELAS, 14 de dezembro /PRNewswire/ -- Uma pesquisa mundial revela que a artrite reumatóide (AR) exerce um grave impacto emocional e físico em pessoas acometidas pela doença e suas famílias. Sentimentos de distanciamento e isolamento das pessoas mais próximas a eles devido à AR são especialmente preponderantes no Natal, que deveria ser uma das épocas mais felizes do ano. As descobertas da pesquisa com 1958 mulheres com AR de sete países ao redor do mundo sugerem que 35% das mulheres acometidas pela AR sentem que a doença impacta o seu desfrute de eventos familiares durante a estação de festas.

A pesquisa, patrocinada pela empresa de produtos farmacêuticos UCB, destaca que 23% das mulheres acometidas pela AR acham doloroso, mais difícil ou pararam de frequentar festas ou comemorações devido à sua doença e 44% das mulheres com AR moderada a grave relatam que elas não desfrutam os eventos familiares como o Natal tanto quanto elas costumavam. Mesmo entre as mulheres jovens (25 a 35 anos de idade), 28% sentem que sua satisfação com os eventos familiares é limitada por causa da sua AR.


As relações pessoais também são impactadas pela AR com um terço das mulheres acreditando que a doença piora seus relacionamentos mais próximos e mais da metade sente que seus amigos e família não entendem sua dor.





"As datas comemorativas são uma ocasião para passar momentos de diversão de qualidade com a família e amigos, não um período para ansiedade devido a horários apertados, reuniões sociais e a dor associada com atividade em excesso. No entanto, para muitas mulheres acometidas pela AR esse isolamento e a dor são um sentimento comum", disse o Dr. Vibeke Strand, Professor Clínico Adjunto, Divisão de Imunologia/Reumatologia da Escola de Medicina da Universidade de Stanford. "Mais frequentemente, muitas preferem esconder o seu grau de dor e desconforto da família e dos amigos para evitarem atrapalhar as comemorações festivas que pode levar a um sentimento de isolamento".



A dor diária é um problema -- 63% das entrevistadas vivem com dor -- isso pode ser exacerbado pela destreza necessária mesmo para as mais simples tarefas natalinas que, o que é esclarecido pela pesquisa com 28% de entrevistadas com AR de moderada a grave que sempre experimentam a dor, acham as tarefas mais difíceis ou pararam de escrever cartões completamente.

Comprar presentes, preparar a comida, escrever cartões e embrulhar presentes são as quatro atividades festivas que mulheres acometidas pela AR consideram as mais difíceis de fazer. Entre essas mulheres, 28% experimentam dor e dificuldade ao comprar presentes, ou pararam de fazer isso completamente, e mais de um quarto relatou que é doloroso preparar a comida das festas.





"Quase dois terços das mulheres acometidas pela AR experimentam dor todos os dias, o que pode ser mais intenso durante as épocas movimentadas do ano como o Natal, e isso pode impactar seriamente a alegria de uma paciente na temporada de festas. Quase metade das pacientes incluídas na pesquisa não conversa com seus médicos sobre opções de controle da dor, que é imperativo para permitir que elas assumam o controle da sua dor, principalmente na época de Natal quando a dor pode ser um problema considerável. Isso garantirá que mais pacientes tenham um 'bom dia' sem dor e finalmente melhorem sua qualidade de vida", declarou o Professor Paul Emery, Professor de Reumatologia, Universidade de Leeds.





À luz dessas descobertas da pesquisa, a UCB desenvolveu as "12 Dicas de Natal" com dicas sobre como controlar e desfrutar a agitada temporada de festas.





Para obter mais informações e as "12 Dicas de Natal", por favor, envie um e-mail para 12Tips@fleishman.com para obter o guia completo que detalha formas para abraçar e desfrutar da contagem regressiva para o Natal.

Sobre a Pesquisa 'Good Days'


A Pesquisa 'Good Days' foi conduzida em agosto de 2009 como parte de uma iniciativa mundial avaliando os estilos de vida de mulheres com artrite reumatóide em sete grandes países industrializados: Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Os objetivos da Pesquisa incluíam a identificação do impacto físico e emocional da AR nas vidas cotidianas de mulheres acometidas pela doença. Um componente da Pesquisa examinou as influências da doença em pessoas acometidas pela AR durante a temporada de festas.



Aproximadamente 2000 mulheres com idade entre 25 a 65 anos acometidas pela AR há seis meses ou mais foram entrevistadas online sobre o impacto da doença nas suas vidas.





Sobre a Artrite Reumatóide



Estima-se que 5 milhões de pessoas sofrem de AR mundialmente. A prevalência não é dividida uniformemente entre os sexos, porque as mulheres são três vezes mais propensas a serem afetadas do que os homens. Apesar de a AR poder afetar pessoas de todas as idades, o ataque da doença normalmente ocorre entre 35 a 55 anos de idade.



Os sintomas de AR geralmente levam a mobilidade restrita, dano permanente e deformação das juntas e ossos. Pessoas acometidas pela AR possuem um risco maior para desenvolver outras doenças, incluindo doença cardíaca, derrame, depressão, infecções, problemas pulmonares e osteoporose.





Sobre a UCB
A UCB, Bruxelas, Bélgica (http://www.ucb.com) é uma empresa de produtos farmacêuticos dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de medicamentos inovadores com foco nas áreas de doenças do sistema nervoso central e disfunções imunológicas. Empregando aproximadamente 10000 pessoas em mais de 40 países, a UCB gerou renda de 3,6 bilhões de euros em 2008. A UCB está listada na Euronext Bruxelas (símbolo: UCB).



FONTE UCB

Sem comentários: