instagram

29 de março de 2010

Álcool para a artrite


 

Beber moderadamente pode ser benéfico contra artrite, dizem pesquisadores
Alguns estudos vêm indicando, nos últimos anos, que o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode ajudar a prevenir a artrite reumatoide - doença inflamatória das articulações. E, agora, uma nova pesquisa realizada na Suíça associa esse hábito a uma progressão mais lenta da doença.

Acompanhando, por quatro anos, mais de 2,9 mil adultos com artrite - com a realização de exames de raio-x -, os pesquisadores do Hospital Universitário de Genebra descobriram que aqueles que bebiam leve ou moderadamente apresentavam uma progressão mais lenta dos danos nas articulações associados à doença, comparados àqueles que não bebiam - com efeitos mais significativos entre os homens . Por outro lado, aqueles que exageravam um pouco no álcool tinham maior progressão de desgaste articular.

De acordo com os autores, os resultados indicaram também que a diferença observada em relação a sintomas e incapacidade não foi significativa na comparação dos bebedores moderados e dos abstêmios. Mas, com uma progressão mais lenta da doença por muitos anos, aqueles que ingeriam álcool moderadamente poderiam ter uma vantagem neste sentido no futuro.

O estudo não explica as razões dessa relação ou se o álcool, por si só, retarda a progressão da doença. Além disso, devido aos riscos associados al álcool, os pesquisadores recomendam que as pessoas não comecem a beber para prevenir a doença reumática. Por outro lado, os resultados do estudo sugerem que os pacientes com artrite que já bebem moderadamente não devem ser incentivados a parar. Mais estudos são

tratamentos biológicos mostram reduzir reformas causadas por artrite reumatóide


O recurso a medicamentos biológicos no tratamento da Artrite Reumatóide (AR) pode diminuir em cerca de 10% o número de doentes obrigados a reformar-se por incapacidade. As conclusões são do estudo nacional LITE BIO (LIgação Trabalho REforma e BIOlógicos), do Instituto Português de Reumatologia e da autoria de Luís Cunha-Miranda, Cândida Silva, Helena Santos e Ana Teixeira, avança a Schering-Plough em comunicado de imprensa.

De acordo com a investigação, a apresentar no próximo Congresso da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, em Abril, no Funchal, menos de 35% dos doentes com AR que recebem tratamento biológico têm necessidade de deixar a vida activa.

As doenças reumáticas, sobretudo a AR, têm um forte impacto socioeconómico. Um relatório divulgado pela APIFARMA, em Outubro de 2009, refere que a patologia tem um peso de 295 Milhões de Euros/ano para os cofres do Estado e dos próprios doentes. Perto de 60% deste valor deve-se a custos não médicos, relacionados com o apoio social necessário aos doentes incapacitados, e custos indirectos resultantes da perda dos rendimentos, produtividade e morte prematura do doente. Estima-se que só as reformas antecipadas e diminuição da produtividade de cada doente de AR tenham um custo anual de 1070 euros.

“As doenças reumáticas são responsáveis por uma taxa elevada de reformas em idade produtiva, bem como por elevados níveis de absentismo laboral. O que este estudo vem sugerir é que a terapêutica com medicamentos biológicos pode ter efeitos muito positivos na diminuição das reformas precoces, com melhorias de 10% na percentagem de doentes obrigados a deixar de trabalhar”,” explica Luís Cunha-Miranda, Director Clínico Adjunto do Instituto Português de Reumatologia.

O Estudo LITE BIO (LIgação Trabalho, REforma e BIOlógicos) analisou a repercussão da terapêutica com medicamentos biológicos e revela a existência de decréscimo no número de pacientes obrigados a retirar-se devido à patologia. De acordo com a análise, apenas 34,5% dos doentes tratados com biológicos reformam-se devido à doença, um valor bastante abaixo dos registados em estudos anteriores, em doentes submetidos a outras terapêuticas, em que a percentagem de reforma antecipada rondava 43% a 49,6%.

Cerca de 33% dos doentes com AR em idade produtiva são obrigados a reformar-se por incapacidade três anos após o início da doença e 9,3% desenvolvem a incapacidade em dois anos. A AR afecta cerca de 40 mil pessoas em Portugal, na maioria mulheres. É a principal doença reumática sistémica, devido à sua prevalência e problemas que suscita. Trata-se de uma patologia inflamatória, crónica, cujas origens são ainda desconhecidas. Os primeiros sintomas podem aparecer em qualquer idade. No entanto, geralmente revelam-se entre os 35 e os 50 anos. Quando não diagnosticada precocemente e seguida por Reumatologistas, a AR evoluiu para uma destruição progressiva e irreversível das articulações, provocando, deste modo, deformação articular com consequente incapacidade funcional.

O Remicade® é um fármaco biológico, da Schering-Plough, aprovado para o tratamento da Artrite Reumatóide. Foi o primeiro medicamento anti-TNF-alfa a ser aprovado para três áreas terapêuticas diferentes: gastroenterologia, reumatologia e dermatologia. O fármaco tem demonstrado uma ampla utilidade clínica nas indicações de Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, Artrite Psoriática, Colite Ulcerosa, Doença de Crohn Pediátrica e Psoríase. A sua segurança e eficácia foram bem estabelecidas nos ensaios clínicos realizados ao longo dos últimos 16 anos e através da experiência obtida com mais de um milhão de doentes tratados em todo o mundo.

O Remicade® é a única terapêutica a ser administrada directamente por profissionais de saúde em unidades hospitalares. Consiste na realização de uma perfusão, com duas horas de duração, administrada num regime de indução (tratamento nas semanas 0, 2 e 6), seguido de um regime de manutenção em que as perfusões são administradas a cada 6 ou 8 semanas (dependendo da indicação terapêutica). Assim, os doentes a tomar Remicade® efectuarão cerca de seis tratamentos anuais.
2010-03-29 | 11:50








Sem comentários: