instagram

13 de setembro de 2011

Albufeira acolhe fórum sobre fibromialgia e síndrome de fadiga crónica



Albufeira vai acolher, no próximo dia 24 de setembro, o Fórum sobre Fibromialgia e SFC – Síndrome de Doença Crónica, com vista a alertar as entidades oficiais e opinião pública para a realidade destas patologias em Portugal.

A iniciativa, promovida pela MYOS – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica, visa ainda a apresentação do núcleo da MYOS em Albufeira.

Cristina Fidalgo Sequeira, presidente desta associação sem fins lucrativos, salienta que é importante desenvolver ações de sensibilização para que se suscite “a atenção do maior número de pessoas para esta realidade, que leva muitas vezes à incompreensão dos doentes nos seus locais de trabalho, por parte de amigos e mesmo de familiares”.

A iniciativa pretende ainda “lançar o repto para o avanço da investigação quer relativamente às causas desta patologia, quer na procura de tratamentos mais eficazes e ao alcance da generalidade dos pacientes”.

A fibromialgia é uma doença reumática de causa desconhecida e natureza funcional, que origina dores generalizadas nos tecidos moles, sejam músculos, ligamentos ou tendões.

A dor causada por esta patologia é acompanhada de alterações quantitativas e qualitativas do sono, fadiga, cefaleias e alterações cognitivas, como a perda de memória, dificuldade de concentração, irritabilidade e depressão, entre muitos outros sintomas. 


1 comentário:

Iza Gama disse...

Ha 15 anos fui diagnosticado em mim artrite reumatoide e ha 8 fibromialgia quando eu tinha condicoes eu me tratava depois veio a falencia da minha micro empreza ai eu parei de cuidar-me. Mas eu ja tinha presao alta e diabete antes foram 3 anos de tomar remedio do governo, ai foi o problema comecei a ter diabete disconpensada depois resistencia a insulina fui internada com a diabete 570' os medicos falaram para mim que eu tava muito mal, ja estava com ploblemas serios psicologico eram dores 24 horsa sem parar nas articulacoes e no corpo todo ,agora hoje estou com a diabete melhor a presao otima mas estou com todas as minhas articulacoes inflamadas e a fibralmiagia no ultimo estagio , sao dores que so eu e deus e quem tem sabe, sao 5 tipos de tranquilizante principalmente para dores, eu sei o que artrite e fibromialgia mas tenho certeza que um dia serei curada em nome de jesus.isoax de souza da costa 48 anos maraba, pará